Livro #04 – Slaughterhouse 5

Eu pedi minha amiga Lisi pra sugerir um livro pra esse desafio e ela conseguiu a proeza de apenas me sugerir livros que eu já tinha lido ou que eu não iria ler nem sob ameaça de morte.Eu sei que tinha falado que leria qualquer coisa, mas tudo nessa vida tem limite e ela conseguiu pular todos os limites me sugerindo livros de terror cuja a fama eu conheço de longe.Eu não leio terror, eu não vejo filmes de terror.E ela tinha falado pra eu ler O Iluminado.Eu disse não, por favor eu quero voltar a dormir na vida.Ela mudou de ideia, ainda bem.

Tempos atrás ela leu Slaughterhouse 5 e fez praticamente um livetweet do livro, eu não entendia nada mas de ver ela maravilhada com o livro eu fiquei interessada.Eu fiquei pentelhando a pobre até que por fim ela me sugerisse esse livro e eu admitisse pra ela que eu queria ler há tempos.Não eu não sabia do plot, eu não sabia nada.O interesse dela pelo livro me fez ficar interessada também.E só isso.Coisas da vida.

Baixei o PDF e fiquei enrolando pra começar, porque eu realmente odeio ler no computador.No dia que fui ver Batman no cinema fiquei zanzando pela Leitura pra ajudar a colocar bilhetinhos nerdfighters em livros do John Green.Enquanto fazíamos os bilhetinhos ela fala que estava lendo um livro muito bom e tirou da bolsa um paperback.Slaughterhouse 5.HEY eu fui desafiada a ler esse livro!Ela me emprestou.So it goes.

Quando comecei a ler o primeiro capítulo tive a impressão que seria mais um livro sobre guerras, um livro de memórias do autor e fiquei um pouco desanimada.Eu não consigo ler livros assim, eu leio…mas eu não consigo mais aproveitar o livro como lazer, meu lado de historiadora chata não consegue desligar e ao invés de ver como ficção baseada em fatos reais eu só consigo ver erros e quero corrigir tudo.Dei um longo suspiro e virei a página.A primeira linha era assim “Escute: Billy Pilgrim soltou-se no tempo”.Não era um livro comum.Não é um livro comum.Nunca será um livro comum.

Enquanto encaro a tela em branco no meu computador com o cursos piscando pedindo para que eu escreva algo fico pensando se eu deveria realmente falar alguma coisa da história do livro, do enredo.Eu conheço gente que ignoraria o livro se souber que tem elementos de ficção científica sem ao menos saber que na verdade você pode adotar essa visão ou apenas acreditar que na verdade tudo não passa de delírios do personagem principal tendo acontecido tudo em sua cabeça apenas.

“Matadouro 5” tem muitas coisas que gosto em livros: tragédia, humor, um pouco de nonsense, um pouco de História, um pouco de pacifismo e moralismo anti-guerra…Tudo junto em um livro só, cheio de flashbacks e nenhuma linearidade. O livro é pequeno menos de 200 páginas mas demorei um bocado pra conseguir terminar porque estava lendo em inglês e essas idas e voltas do Billy estavam me deixando um pouco tonta.tinha horas que eu tinha que parar, respirar e pensar “onde estou mesmo nessa história?”

É um livro que quero reler, e acho que todos deveriam ler pelo menos uma vez.Realmente adorei o livro.

P.S.: E foi folheando esse livro que descobri que meio Tumblr cita o Kurt Vonnegut sem nem ao menos saber que está fazendo isso:

2 pensamentos sobre “Livro #04 – Slaughterhouse 5

  1. Kurt é fantástico, e eu até agora não decidi se acho que os tralfamadorianos são reais ou coisas da cabeça do Billy, e acho que isso é uma das vantagens do livro, vc enxerga as coisas como quer. Que bom que vc gostou tanto quanto eu! 🙂

    • Pois é, eu gosto de livros assim que mesmo depois que você termina você fica encucada pensando a respeito.Livros que te fazem pensar RULES!Parte de mim quer muito que os tralfamadorianos existem porque isso do tempo não sequencial existir é muito FODA!Tipo muito mesmo.E dá uma certa poesia a vida que é efemera e ao mesmo tempo eterna pq tudo acontece ao mesmo tempo.

Comentários

